25 de jan. de 2010

Vice-presidente da Venezuela renuncia e alega 'motivos pessoais'

Ramón Carrizalez também ocupava o cargo de ministro da Defesa.
Sua esposa e ministra do Meio Ambiente também renunciou.


O vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramón Carrizalez, apresentou sua renúncia ao presidente Hugo Chávez nesta segunda-feira (25) por "motivos pessoais", informaram seus assessores em nota divulgada à imprensa.
De acordo com a nota, a decisão foi tomada diante da "onda de rumores" nos últimos dias e por razões "estritamente pessoais".
"A saída não se produz por nenhuma discrepância com decisões do governo e qualquer versão diferente do que foi argumentado para renunciar é falsa e tendenciosa", acrescenta a nota.
Carrizalez, militar aposentado considerado um dos homens fortes do governo do presidente Hugo Chávez, havia ocupado anteriormente o cargo de ministro da Habitação e assumiu a vice-presidência depois que o presidente renovou seu gabinete em 2008 após sua primeira derrota eleitoral.
Além de Carrizalez, apresentou renúncia também a sua esposa e ministra do Meio Ambiente, Yuvirí Ortega. De acordo com o texto do comunicado, ambos estão redigindo suas cartas de entrega de seus cargos e estão à espera de "novas nomeações", de acordo com o texto.

Manifestações


Nesta segunda, a polícia reprimiu com gás lacrimogêneo uma manifestação de estudantes de várias universidades do país que protestavam em Caracas contra o fechamento do canal opositor Radio Caracas Televisión Internacional (RCTVI), na madrugada do domingo.
Os estudantes se concentraram desde cedo em vários pontos da capital para realizar uma marcha até o Ministério de Obras Públicas, onde entregaram um documento contra o fechamento da TV.

Especulação

Há rumores desde sábado sobre a saída de Carrizalez do governo em razão de supostas diferenças com o presidente da Venezuela.
Segundo o site do "El Universal", o general Carlos Mata Figueroa, que vinha ocupando a função de chefe do Comando Estratégico Operacional, assumirá interinamente a pasta da Defesa.

Fonte: G1

Nenhum comentário: