1 de out. de 2010

Renato Costa: Honestidade, atuação e política ainda podem andar juntos

Editorial do Blog do Gusmão.
Apesar dos 35 anos, posso afirmar que tenho vivência suficiente para analisar se um candidato é sério ou não. O traquejo que adquiri desde a época do movimento estudantil (anos 90), somado à experiência profissional no cotidiano e nos bastidores da política, me permitem identificar discursos dissimulados e propostas vazias.
Não quero ser cabotino, muito menos emitir um atestado de infalibilidade, apenas quero salientar que não sou bobo.
Renato Costa é um nome à parte, talvez, inapropriado para as regras vigentes, onde a desonestidade é condição imprescindível para obter êxito numa eleição. Normalmente, os “animais ferozes da política” perdem tempo dando explicações, na tentativa de restabelecer a boa conduta e a idoneidade.
Na convivência com Renato, por diversas vezes presenciei ele repetir a frase “sou um ser humano, com muitos erros”, não com intuito de prestar esclarecimentos sobre um ato vacilante, e sim, para amenizar os efeitos desconcertantes dos muitos elogios que costuma receber: “honesto, mãos limpas, homem direito, respeitado”.
Um cidadão consciente dos seus limites e imperfeições, com nobreza de espírito, sempre humilde, não se deixa enobrecer facilmente. Esta frase ilustra o que vejo no semblante de Renato Costa, quando ele se depara com as louvações que o povo de Itabuna, Ilhéus e região lhe atribui constantemente.
Sendo assim, penso que Renato deve voltar à Assembléia Legislativa em 2011. O lutador incansável, notabilizado pela bravura desmedida, empregada na luta pela civilização cacaueira, merece recuperar o seu lugar no parlamento baiano. Essa descrição, relacionada ao passado, não é um recurso de estilo, apenas recorda que em 2001, Renato Costa foi considerado pelo comitê de imprensa do legislativo, como o melhor e mais atuante deputado estadual.
Esta é a exposição sincera e espontânea do meu voto, que não desvia um milímetro sequer da razão principal, força motivadora deste blog: é necessário compreender a política como o espaço de promoção do bem-estar coletivo, para isso, é preciso tornar público o que há de ruim, no intuito de contribuir para que os visitantes deste blog – que são também eleitores – ajudem a extirpar a corrupção, esta que é a causadora de todos os males que afetam nossa sociedade.
Com serenidade e convicção afirmo: Renato Costa é um homem sério e respeitado, inclusive pelos adversários. Votar em Renato Costa é honrar a grande política.
Renato Costa, número 15345.

Nenhum comentário: