7 de out. de 2010

Candidato a deputado federal de Ferradas surpreende nas urnas

Nas eleições de 2010, o que se viu foi um verdadeiro derrame de dinheiro nas campanhas milionárias em todo o Brasil e em especial aqui na Bahia.

Mas um caso me chamou a atenção. Na Vila de Ferradas em Itabuna, um jovem chamado Zem Costa, se lançou candidato a deputado federal pelo PSOL, com um arsenal de 20.000 santinhos (quantidade mínima que as gráficas exigem, ao custo de 300,00), um computador, vários amigos e muita disposição. Focados basicamente nas redes sociais, toda a equipe distribuiu centenas de emails, torpedos, twitters e tudo mais que a tecnologia oferece. Com apenas e ou, com tudo isso, Zem conquistou 1.161 votos.

Zem, nasceu em Itabuna Bahia, no dia 01 de Maio, dia do trabalho.
Iniciou sua militância política em 2000 nos movimentos sociais. Em 2002 quando ingressou no ensino médio da rede publica, no Colégio Estadual Maria de Lourdes, foi eleito líder estudantil.
No ano de 2004, junto com a Senadora Heloisa Helena, a Deputada Federal Luciana Genro e mais de 7 milhões de brasileiros, fundou o PSOL 50 (Partido Socialista e Liberdade) no qual faz parte da Direção Estadual do partido na Bahia e também Presidente do PSOL em Itabuna.
Em 2007 , ano que considera um dos melhores de sua vida, teve duas aprovações: uma no concurso publico e o outro na faculdade , onde cursa Educação Física, curso que sempre sonhou estudar desde moço.

Com todas estas atividades, Zem também é secretário da ACODECC, uma associação cultural que desenvolve um trabalho sócio-cultural com crianças, adolescentes e toda a comunidade de Ferradas e adjacências.

Comparando o que os mais jovens candidatos de Itabuna gastaram (Solon Pineiro e Fábio Lima) na campanha, e o resultados que obtiveram, Zem Costa está anos luz a frente deles, e de outros papas da política que na proporção, o garoto teve um desempenho muito melhor.

Fiquem de olho nesse jovem político. Ele pode ser uma promessa nas eleições de 2012. Talvez agora Ferradas tenha um genuíno representante. A voz que falta àquela comunidade tão esquecida.


Matéria: Ari Rodrigues

Foto: Divulgação




Nenhum comentário: