19 de set. de 2010

II JORNEC no dias 24 e 25 no Centro Espírita Claudionor de Carvalho

Será realizanda a II JORNECC, no Centro Espírita Claudionor de Carvalho, com palestras, shows musicais e seminários. Acontece dias 24 e 25 de setembro. Neste evento será comemorando tambem o 9º Aniversário do CECC.

Genny Xavier não morreu!

Durante a semana foi divulgada a notícia do falecimento da professora, poeta e escritora Genny Xavier. Trata-se de um engano. Na verdade, uma outra mulher, também chamada Genny Xavier, infermeira, moradora do Bairro de Fátima, é que passou mal, vindo a falecer na quinta-feira, a caminho do hospital. Essa notícia foi lida em uma rádio local e criou uma grande rede de comunicação, com artistas, jornalistas, alunos, parentes, amigos e colegas de trabalho telefonando uns para os outros para confirmar - ou negar - a notícia.

Portanto, trata-se de um boato falso, um engano. A professora Genny Xavier está vivíssima, muito saudável e ela própria telefonou para a equipe do portal Papa-Jaca para para informar a verdade. Vida longa a Genny Xavier!

Saiba mais sobre Genny Xavier clicando aqui.


15 de set. de 2010

Projeção para deputado estadual na Bahia

om a experiência à frente do instituto de pesquisas Inpei, o publicitário Ary Carlos arriscou-se a delinear a futura bancada estadual da Bahia, nomeando, partido por partido, todos que deverão ser eleitos em outubro próximo.
.

Coligação que apóia Paulo Souto – 8/9 (eleitos)
PV – Bassuma – 01
Coligação que apoia Wagner – 33/35
Coligação que apoia Geddel – 18/20
_____________________________________________________________________________
DEM – tem 24 candidatos, 10 com votos: Gildário, Rogério e Tom.
Gaban, Hebert e Paulo Azi
sonham – Heraldo, Cloves Ferraz e Júnior Magalhães.
________________________________________________________________________________
PSDB – 31 candidatos, 10 com votos – 03/04
Adolfo Viana, Augusto Castro e Sérgio Passos.
Elder Campos corre por fora.
________________________________________________________________________________
PCdoB – 38 candidatos, 11 com votos – 03/04
Fabrício
Kely e Álvaro
Wenceslau, Javier, Olívia, Aladilce.
________________________________________________________________________________
PSL/PSB – 61 candidatos, 10 com votos – 02/03
Nelson Leal
Deraldo Damasceno, capitão Tadeu, Sargento Isidório e Emanuel.
________________________________________________________________________________
PV – 44 candidatos, 06 tem votos – 01
Eures, Marcos Viana, Beth Wagner e Ivanilson.

PRP/PTdoB/PPS/PMN/PSDC – 95 candidatos, 10 com votos – 04/05
Bruno, Adolfo, Laudano, Jurandi, Cláudia.
Sonhando – Getúlio e Fábio (capitão)
________________________________________________________________________________
PTN/PTC/PTB – 73 candidatos, 08 tem votos – 02
João Carlos Bacelar e Carlos Geilson
sonham – Davi Rios, Alan Castro e Itamar Rios (se for candidato)
________________________________________________________________________________
PMDB/PR/PSC/PRTB – 106 candidatos, 33 comvotos 14 a 16
PSC – Adriano Meireles, Angela Souza, Maria Luiza Carneiro e Paulo Magalhães Junior.
PR – Elmar, Graça Pimenta, Reinaldo Braga, Sandro Regis.
PMDB – Alan Sanches, Antônia Pedrosa, Leur, Luciano Simões, Pedro Tavares e Misael Junior.
Vando, Virginia, Marizete, Timóteo, Renato Costa, Gilberto Brito, Pedro Alcântara, Edgar Cravo, Carlos Ubaldino, Almir Melo e Léo Kret.
________________________________________________________________________________
PT/PP/PDT/PRB – 107 candidatos, 43 com votos – 24 a 26
PP – Carleto, Negromonte Júnior, Cacá Leão, Aderbal, Luís Augusto, Coronel.
PDT – Marcelo Nilo, João Bonfim, Euclides, Paulo Câmera, Roberto Carlos.
PRB – José de Arimatéia, Sheila Varela.
PT – Zé Neto, Rosemberg, Luiza Maia, Galo, Zé Raimundo, Joseildo, Paulo Rangel, Fátima Nunes, Neuza Cadore, J.Carlos.
Eliana Boaventura, Maria Del Carmem, Carlos Brasileiro, Yulo, Valdeci, Sidelvan Nóbrega, Isaac Cunha e Salvador Brito.

Nelson Costa é ameaçado pelo tráfico

Os moradores do bairro Nelson Costa, em Ilhéus, reclamam que uma guerra entre traficantes vem colocando em risco a vida de pessoas inocentes. Eles afirmam que o clima se acirrou nos últimos dias.

Um integrante de uma gangue rival tentou assassinar um dos donos da boca de fumo da Avenida Lotus. O homem, que não teve o nome divulgado, fez pelo menos três disparos contra o rival na tarde de sábado, acertando um tiro nas costas.

O criminoso só não eliminou o traficante porque foi perseguido pela gangue rival. Os moradores se queixam que a boca de fumo funciona no local há mais de dois anos, na altura do número 720, a poucos metros da casa de um policial civil.

Os moradores afirmam que o movimento na boca de fumo é intenso principalmente no final de semana e as brigas entre traficantes são constantes. O delegado Carlos Nascimento prometeu investigar as denúncias. (A Região)

Artistas elegem representante para o Conselho Deliberativo da FICC


Na noite de ontem (terça-feira 14) trinta e dois artistas participaram da eleição do representante da classe para compor o Conselho deliberativo da FICC.

A eleição aconteceu em conformidade com o que dispõe o artigo 13, § 4º, incisos I, II, e III da Lei Municipal 1.839, de 27 de dezembro de 2001, combinado com o artigo 275, inciso III da Constituição do Estado da Bahia.

As devidas categorias ali representadas, escolheram seis artistas, nas modalidades de Teatro, Música, Dança, Poesia e outras que apoiaram os que estavam em votação, para participarem de uma eleição aberta.

Com 11 votos, o diretor de teatro Matheus Saron, foi eleito o representa dos artistas para compor uma cadeira no Conselho Deliberativo da FICC. Com 8 votos, o escultor Durval Nascimento foi eleito o suplente.

Antes da eleição, os coordenadores de mestrado de Cultura e Turismo da UESC, Gustavo Cruz e Marco Ávila, fizeram uma explanação sobre o curso, que é o único curso do país neste segmento, e falou de uma possível parceria com a FICC, no intuito de contemplar artistas regionais nas diversas áreas de abrangência do curso.

No final, o consultor de marketing e empreendedorismo Laerte Rangel, fez uma palestra sobre “Transformação de artistas em empreendedores” com apresentação de slides show e vídeos.

O evento foi organizado pelas produtoras culturais Mara Rute Lima e Eva Lima (apesar do mesmo sobrenome, não são parentes), que conseguiram o salão de eventos do Príncipe Hotel, recepcionaram os artistas com rosas vermelhas, e ofereceram um delicioso coquetel para a confraternização, e brindaram com champagne, a vitória da democracia.

O evento teve o apoio cultural da FICC.

Fonte/Foto: Ari Rodrigues

11 de set. de 2010

Encontro com a Classe Artística dia 14


Em Itabuna acontece no dia 14 o Encontro com a Classe artística, onde será escolhido um representante (entre todas as entidades artísticas) para compor a Comissão do Conselho Deliberativo da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania). Além disso, serão feitos esclarecimentos sobre sobre Realização de Projetos e um seminário com o tema "O artista como Empreendedor" (SEBRAE).

SERVIÇO
Encontro com a Classe Artística (Itabuna-Ba)
Data: 14 de setembro de 2010 (Terça feira)
Local: Principe Hotel (próximo à Receita Federal e da antiga Sede dos Bandeirantes, Centro)
Horário: 17h

7 de set. de 2010

Fotos do desfile de 07 de Setembro em Itabuna

O povo itabunense presenciou um lindo desfile nesse 07 de setembro de 2010, com participação das Forças Armadas, escolas e entidades assistenciais da cidade. Veja aqui algumas fotos.

6 de set. de 2010

Não perca o PROLER 2010 na Uesc

O VIII Encontro Local do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) acontecerá entre os dias 08 e 10 de Setembro na UESC, sempre a partir das oito horas da manhã, e é aberto à comunidade interessada, não apenas a acadêmica. Trata-se de um encontro que visa promover a produção e divulgação de estudos e experiências com a leitura e práticas leitoras desenvolvidas em nossa região. Neste encontro será abordada a temática LEITURA:

LETRAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS. Pesquisadores, professores e alunos do Ensino Superior e da Educação Básica estão convidados pela organização a partilhar atos de leitura.

Serão três dias intensivos de estudos, discussões e proposições de ações mobilizadoras de incentivo à leitura, intercalados com atividades culturais, oficinas para alunos e professores da educação básica, bem como para grupos da melhor idade. Em destaque os dez mini-cursos que estão sendo oferecidos nas tardes dos dias 09 e 10, cujos temas são: Charges: inferências na construção de sentidos, Machado e a cultura de massas, Leitura em sala de aula: linhas e entrelinhas, A intertextualidade em textos lobatianos, A carta de Caminha: leituras e imaginário, Leitura e Escrita de Cordel - exercício para um letramento em poesia, Círculo de leituras: interação nas práticas leitoras, Bibliotecas e formação de leitores: uma ação cultural, Letramento digital e TICs na formação de leitores, e por fim, Teatralizando o texto literário. Também merece destaque a apresentação dramatizada do poema “Iararana”, de Sosígenes Costa, que o ator José Delmo fará no dia 08, às 18 horas, e a Conferência ESCRITOR/LEITOR: PRODUÇÃO/RECEPÇÃO que será realizado por Jorge Araujo, atualmente um dos mais prolíficos escritores e estudiosos da literatura brasileira.

A Conferência de Abertura acontecerá às 9:30 da manhã do dia 08 e será proferida pela Coordenadora Nacional do PROLER, a Profª. Drª. Ira Maciel, que vai discorrer sobre o tema do Encontro Local: LEITURA: POLÍTICAS, LETRAMENTOS E PRÁTICAS CIDADÃS. Após, tem início uma debate com representantes do MINC, SECULT, CRB e Instituto PROLIVRO, importantes instituições estaduais e nacionais que promovem o livro e a leitura país afora.

Concomitantemente ao Encontro, será realizado o I Forum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura da Região Sul da Bahia, evento que promoverá análise e proposição de políticas de valorização e incentivo à leitura do país e da administração municipal, com representantes das Secretarias de Educação e Cultura e Diretorias de cultura da região. Estão convidados 28 municípios da abrangência do COMITÊ PROLER/UESC.