6 de set. de 2010

Não perca o PROLER 2010 na Uesc

O VIII Encontro Local do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) acontecerá entre os dias 08 e 10 de Setembro na UESC, sempre a partir das oito horas da manhã, e é aberto à comunidade interessada, não apenas a acadêmica. Trata-se de um encontro que visa promover a produção e divulgação de estudos e experiências com a leitura e práticas leitoras desenvolvidas em nossa região. Neste encontro será abordada a temática LEITURA:

LETRAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS. Pesquisadores, professores e alunos do Ensino Superior e da Educação Básica estão convidados pela organização a partilhar atos de leitura.

Serão três dias intensivos de estudos, discussões e proposições de ações mobilizadoras de incentivo à leitura, intercalados com atividades culturais, oficinas para alunos e professores da educação básica, bem como para grupos da melhor idade. Em destaque os dez mini-cursos que estão sendo oferecidos nas tardes dos dias 09 e 10, cujos temas são: Charges: inferências na construção de sentidos, Machado e a cultura de massas, Leitura em sala de aula: linhas e entrelinhas, A intertextualidade em textos lobatianos, A carta de Caminha: leituras e imaginário, Leitura e Escrita de Cordel - exercício para um letramento em poesia, Círculo de leituras: interação nas práticas leitoras, Bibliotecas e formação de leitores: uma ação cultural, Letramento digital e TICs na formação de leitores, e por fim, Teatralizando o texto literário. Também merece destaque a apresentação dramatizada do poema “Iararana”, de Sosígenes Costa, que o ator José Delmo fará no dia 08, às 18 horas, e a Conferência ESCRITOR/LEITOR: PRODUÇÃO/RECEPÇÃO que será realizado por Jorge Araujo, atualmente um dos mais prolíficos escritores e estudiosos da literatura brasileira.

A Conferência de Abertura acontecerá às 9:30 da manhã do dia 08 e será proferida pela Coordenadora Nacional do PROLER, a Profª. Drª. Ira Maciel, que vai discorrer sobre o tema do Encontro Local: LEITURA: POLÍTICAS, LETRAMENTOS E PRÁTICAS CIDADÃS. Após, tem início uma debate com representantes do MINC, SECULT, CRB e Instituto PROLIVRO, importantes instituições estaduais e nacionais que promovem o livro e a leitura país afora.

Concomitantemente ao Encontro, será realizado o I Forum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura da Região Sul da Bahia, evento que promoverá análise e proposição de políticas de valorização e incentivo à leitura do país e da administração municipal, com representantes das Secretarias de Educação e Cultura e Diretorias de cultura da região. Estão convidados 28 municípios da abrangência do COMITÊ PROLER/UESC.

Nenhum comentário: