30 de abr. de 2010

O prefeito Capitão Azevedo recebe equipe do projeto "Metamorfoses do Cacau"





No segundo dia na região o diretor do Goethe-Institut, Dr.Ulrich Gmünder, a secretária de Programação Cultural, Wiebke Kannengiesser, e a produtora cultural Eva Lima, pessoa responsável pela articulação e intercâmbio do projeto "Metamorfoses do Cacau" na região, participaram ontem a tarde de uma audiência com o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo para apresentação do projeto. Pela manhã a reunião foi com o secretário de planejamento, Maurício Athayde. O secretário gostou muito do projeto e recomendou para que o mesmo seja inserido no calendário cultural do Centenário, e imediatamente convocou o presidente da comissão Ivan Montenegro que fez parte da reunião com o prefeito, junto com Walmir Rosário, Ramiro Aquino e Cyro de Mattos também representando a comissão do Centenário .
O prefeito recebeu das mãos de Wiebke, um catálogo intitulado, "A Rapadura e o Fusca", o último projeto desenvolvido pelo Goethe-Institut. Azevedo foi muito receptivo, e garantiu que o mais rápido possivel dará a resposta de apoio ou não ao evento.
Os alemães visitaram outras instituições, a exemplo da Fundação Cultural de Ilhéus, Biofábrica, FTC, UNIME, CEPLAC e UESC. Hoje (sexta-feira) eles visitarão uma fazenda de Cacau em Ferradas, vão conhecer também a Casa de Jorge Amado, ou o que restou dela. O artista plástico Renart também vai receber a equipe.

"O presente Projeto Multimídia Metamorfoses do Cacau almeja incentivar o apoio ao cacau, ao despertar, no público em geral, a consciência da importância do cacau para a Bahia, através de discussões em simpósios, bem como por meio da experiência estética veiculada pelas artes plásticas, cinema, moda, dança e música".

Segundo Dr.Ulrich, o primeiro evento a ser realizado aqui na região é um festival de vídeos, com o tema "Cacau".

Após fechar a parceria com a prefeitura, este será o primeiro evento dentro de vários outros, que entrará no calendário cultural das festividades do Centenário de Itabuna.


Fotos e Matéria: Ari Rodrigues


28 de abr. de 2010

PM troca comando na quinta-feira

Será realizada na quinta-feira, na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, a cerimônia de posse do novo comandante. O tenente-coronel Inácio Paz de Lira Júnior vai substituir o também tenente-coronel Jorge Ubirajara Pedreira, no cargo há 9 meses.

Jorge Ubirajara vai assumir o comando da PM em Vitória da Conquista. O posto hoje pertence exatamente ao tenente-coronel Inácio Paz. A troca foi anunciada na semana passada, durante mudanças feitas em todo o estado pelo governador Wagner.

Além de Itabuna, o 15º Batalhão atende a municípios como Itajuípe, Coaraci, Almadina, Itapitanga, Ibicaraí, Barro Preto, Floresta Azul, Pau Brasil, Itaju do Colônia e Itapé. A cerimônia de posse será às 19 horas, na sede do Batalhão.

Entre outras autoridades, a solenidade deve contar com as participações do coronel Ivo Silva Santos, do Comando de Policiamento da Região Sul, e do coronel Nilton Régis Mascarenhas, Comandante Geral da PM na Bahia.

Fonte: A Região

27 de abr. de 2010

Polícia investiga descarte de corpos em lixão a céu aberto de cidade no interior da BA


Prefeito de Santa Bárbara autorizou que entulho do cemitério fosse para o aterro

A Polícia Civil de Santa Bárbara, a 140 km de Salvador (BA), afirmou nesta terça-feira (27) que vai investigar o descarte de corpos em decomposição e caixões em um lixão a céu aberto. O prefeito da cidade, Jailson Costa (PT), admitiu que autorizou que entulhos do cemitério fossem jogados no aterro, mas disse desconhecer a presença de restos mortais no meio do lixo.

Os restos mortais e o entulho que estava no cemitério da cidade foram jogados no lixão nesta segunda-feira (26).

De acordo com Marcelo Marques, coordenador da Polícia Civil de Santa Bárbara, o trabalho de investigação se concentrará em descobrir se a prefeitura desconhecia ou não o fato de que pedaços de corpos em estado de decomposição avançado foram jogados no lixão junto com os caixões e os restos de roupas.
O Ministério Público Estadual também afirmou que irá acompanhar o processo de identificação dos restos mortais descartados. Parte do material encontrado já foi recolhida pela Polícia para análise.
A notícia da "desova" de ossos no lixão levou parentes de pessoas enterradas no cemitério para o lixão.
Costa disse que autorizou que os entulho, como restos de caixões, fossem jogados no lixão porque eles estavam acumulando no terreno do cemitério. A prefeitura diz não não fazer mais a incineração deste material porque atendeu ao pedido dos moradores da região, que reclamavam do cheiro e da fumaça.
Fonte: R7

Vídeo de eleitor empolgado com o discurso de prefeito

14 de abr. de 2010

Vídeo do músico João Veloso, Preciosidade!


João Veloso é um mito, a história viva contada e cantada da cultura de Itabuna.
Vídeo postado pelo também artista grapiúna Claudio Kron que hoje reside na europa,e nos orgulha muito por levar o nome de nossa terra para os quatro cantos do mundo.
Parabéns Kron,parabéns Veloso, vocês fazem parte desses 100 anos da história e da cultura grapiúna.

13 de abr. de 2010

PMDB de Itabuna faz alerta aos aliados de Wagner


De “casamento” marcado com o senador César Borges (PR), que rachou com o grupo de Wagner, o PMDB é veemente ao dizer que a razão do rompimento é o não cumprimento de acordos por parte do governador. Nesse sentido, o presidente da sigla em Itabuna, Renato Costa, até faz alerta aos partidos que caminham com o gestor petista: “Os aliados que botem as barbas de molho, porque ele (Wagner) faz acordo e não cumpre. Se não cumpre agora, imagine depois da eleição” alfineta.

A pretensa aliança entre o grupo do governador Jaques Wagner(PT) e o do senador César Borges (PR) foi, como se diria popularmente, “foi pras cucuias”. Borges partiu para os braços do PMDB do pré-candidato a governo Geddel Vieira Lima. O motivo do racha seria o descumprimento do acordo, avalizado por Wagner, segundo o qual a coligação se daria também na chapa proporcional.

“Os deputados do PT pressionaram, e Wagner recuou, numa demonstração de que não tem comando sobre o partido.

Renato Costa afirma que o “martelo” da aliança PR-PMDB foi batido no último final de semana,. Mas não esclarece se a iniciativa foi de César Borges ou de Geddel. O “x” da questão, a coligação na proporcional, foi ponto de consenso e assim foi formada a aliança.

Segundo Costa, o caminho mais viável para encaixar uma candidatura de Borges na chapa majoritária é que alguém ceda espaço. Os nomes mais prováveis para tal: Edmundo Pereira, cotado até então para vice de Geddel; Edvaldo Brito e João Cavalcante, pré-candidatos ao Senado. Um deles deve abrir vaga para César Borges, é o desenho mais lógico. “No PMDB, a prioridade é a eleição de Geddel como governador da Bahia” reitera o médico itabunense, que é pré-candidato a deputado estadual.

Matéria exibida no Jornal Diário do Sul, dia 13 de abril de 2010-04-13

Reproduzida com autorização de Renato Costa

8 de abr. de 2010

Caminhão baú estaciona na calçada da Praça Olinto Leoni






Já dizia a avó de Raimundo Varela "Pense num absurdo, acontece aqui". Ontem quarta-feira dia 7 de abril, exatamente às 18:00h, horário de saida dos comerciantes da Avenida do Cinquentenário e entorno, um caminhão baú, com placa de Baurú-SP, veio trafegando por cima da calçada e estacionou ao lado da agência do Banco do Brasil, causando transtorno aos veículos que se aglomeravam em fila tentando passar. O motorista satisfeito com a proeza de passar numa rua apertada como aquela, saiu se gabando de que a carteira dele não foi comprada.
Quase uma hora depois, chegou uma viatura da Setran, mas o cidadão já havia descarregado sua mercadoria e já estava pronto para partir para estragar outras calçadas e praças de Itabuna e de outras cidades pelo Brasil afora.
Se por algum acaso o agente de trânsito não anotou a placa do cidadão, nós fotografamos.

A Coelba deixa aMangabinha a 18 horas sem energia

Desde ontem (quarta-feira) às 18:00, o Alto da Lua como é conhecido a parte mais alta do Bairro da Mangabinha, está sem energia. Como o 0800 da Coelba nunca funciona, os moradores ficam literalmente "as escuras".
"Queremos ver quem vai pagar o prejuízo do material estragado em minha mercearia" relata uma proprietária de um pequeno estabelecimento situado a Rua Senhor do Bomfim.
Isso é que dá não ter uma representação na Assembléia Legislativa. O grupo espanhol que comprou a Coelba, está pouco se lixando para os prejuízos dos moradores da Mangabinha, eles estão é preocupados com o valor das ações da sua empresa.
Fonte: Mangabinha News

6 de abr. de 2010

Direção do PMDB municipal se reune para programar a visita de Geddel à região

Na manhã desta terça-feira dia 6 de Abril, alguns membros da direção municipal do PMDB, se reuniram no escritório do presidente do partido o médico Renato Costa, para programar a visita do ex-ministro da Integração Nacional o Deputado Federal Geddel Vieira Lima, que estará na região nos dias 17 e 18 de Abril, para participar das comemorações do aniversário de emancipação política de Barro Preto, além de visitar as cidades de Pau Brasil, Jussari, Buerarema, Itapé e Itajú do Colônia.
Segundo informações, o ex-ministro fará uma coletiva para a imprensa em Itabuna, no dia 17 de Abril. O local será divulgado posteriormente.

4 de abr. de 2010

Pesquisa mostra que Dilma sobe, mas Serra ainda lidera

Pesquisa mostra que Dilma sobe, mas Serra ainda lidera

Pesquisa sobre a sucessão presidencial do instituto Vox Populi divulgada neste sábado (3) pelo Jornal da Band mostra que o ex-governador de São Paulo José Serra continua à frente na corrida eleitoral. Ele aparece com 34% das intenções de voto, mesmo percentual que tinha em janeiro, enquanto a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff sobe 4 pontos percentuais e vai a 31%. A diferença entre os dois, que em janeiro era de 7 pontos percentuais, caiu para 3.

O deputado federal Ciro Gomes tem 10% e a senadora Marina Silva, 5%. Brancos e nulos somam 7% enquanto 13% não souberam responder.
Num cenário sem Ciro Gomes na disputa, Serra aparece com 38% das intenções de voto e Dilma, com 33%. Marina tem 7%, brancos e nulos, também 7% e 15% não souberam responder.
A pesquisa do Vox Populi mostra um resultado bem diferente da última pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo no último dia 27. Nela, Serra aparece nove pontos à frente de Dilma, com 36% contra 27% de Dilma.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas nos dias 30 e 31 de março e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Não foram divulgadas simulações de segundo turno.