23 de mar. de 2012

Posse e instalação da Academia Grapiúna de Letras


Será instalada oficialmente na próxima terça-feira, 27, a Academia Grapiúna de Letras, a primeira do gênero a ser criada em Itabuna, e que tem na presidência o acadêmico Ivann Krebs Montenegro (foto). A solenidade de posse vai acontecer às 19 horas no salão de festas da Loja Maçônica 28 de Julho. 
A AGRAL reúne um grupo de personalidades não somente da literatura, mas também das letras em geral, artes e ciências e objetiva o cultivo da língua e da literatura brasileira, a preservação da memória cultural nacional, especialmente de Itabuna e da região, além de amparar e estimular todas as manifestações afins.
Tendo como patrono o escritor itabunense Jorge Amado a Academia Grapiúna de Letras, além do presidente Ivann Montenegro, conta em sua diretoria com os acadêmicos fundadores Vercil Rodrigues (Vice-presidente), Washington Cerqueira e José Carlos Oliveira (Secretários), Antonio Costa e Jorge Carrilho (Tesoureiros) e Ramiro Aquino (Diretor de
Eventos). Por ocasião da posse serão ocupadas ainda as diretorias de relações públicas, arquivo, biblioteca e revista.
         Eventos - Segundo informa o presidente Ivann Montenegro a AGRAL pretende participar dos grandes eventos culturais do município, sendo o principal deles este ano o do centenário de Jorge Amado, em agosto, juntando-se às manifestações que estão sendo preparadas pela Prefeitura e por entidades culturais.
            Na cerimônia de instalação e posse o acadêmico Vercil Rodrigues, cujo patrono é o mesmo da Academia, Jorge Amado, ficará responsável pela palestra em torno de vida e obra do escritor baiano, cabendo ao jornalista Ramiro Aquino saudar os acadêmicos. Haverá ainda manifestações culturais.

 Fonte: ASCOM-AGRAL

Um comentário:

Unknown disse...

terça, 22 de Maio de 2012
20:00
ITABUNA/BAHIA- CENTRO CULTURAL ADONIAS FILHO
"NEM LOUCO NEM TÃO POUCO", comédia com um só ator, direção de Jackson Costa, com Ramon Vane. O texto foi escrito pelo ator, após assistir um vídeo premiado num Festival em Sçao Paulo, sobre um manicõmio! Um louco vai interpretar outros q vêm em sua memória: um gago e fanhoso que tem uma irmã universitária e é alvo de "bulling", por si e por ela. Ele é vendedor ambulante; um casal de jornalistas que se e=reencontram 15 anos após ex´pilio de um deles; uma lavadeira nestes tempos do presidente operário; o próprio ator q tb é advogado atuante, suas andanças pelo Brasil e seus mestres de teatro; um homossexual pedagogo que fla sobre homofobia; um esmolé valetudinário iludido pela Nova Jerusálem, intermeado de poemas do autor e finaliza com um texto do poeta Fernando Pessoa! Sempre às 20h, no Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna).