16 de jul. de 2009

Embasa pode retomar sanemento de Itabuna

Chega ao fim, no dia 15 de agosto, o contrato entre a Emasa e a Embasa. Pelos termos do acordo, se o município quiser continuar a gerir o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto, terá que ressarcir a Embasa pelos ativos.

Segundo o presidente da empresa estadual, Abelardo Oliveira, o contrato prevê a formação de uma comissão de representantes da Emasa e Embasa para avaliar o patrimônio envolvido. A estimativa é de que o valor esteja em torno de R$ 20 milhões.

Abelardo, que participou de uma reunião na Câmara nesta quarta, afirmou que a Embasa tem interesse em retomar o controle do sistema de água e saneamento em Itabuna.

Ele destacou a capacidade de investimentos da empresa estadual, que realiza obras de saneamento básico em 80 municípios baianos. Com duração de 20 anos, o contato foi assinado em 1989.

Nos últimos anos, o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, tentou vender a empresa, mesmo sem ela pertencer ao município. Todas as tentativas enfrentaram a rejeição da população e a negativa da Câmara.

Nenhum comentário: