19 de jun. de 2009

Ibama age em defesa das lagostas em Ilhéus

Operação de fiscalização de lagosta denominada “Impacto Profundo” flagra o uso proibido de quase 10 mil metros de redes de espera do tipo caçoeira na costa da região sul da Bahia.
Ilhéus (18/06/2009) - Agentes do IBAMA que atuaram na Operação Impacto Profundo na região sul da Bahia flagraram no período de 09 a 18 de junho, ao longo da costa dos municípios de Itacaré, Ilhéus, Una e Canavieiras/Ba, o uso proibido de quase 10 mil metros de redes de espera do tipo caçoeira, utilizada para a pesca de lagosta. Na ocasião da apreensão das redes, mais de 200 lagostas vivas da espécie Panulirus argus (lagosta vermelha) que haviam sido capturadas, foram devolvidas ao mar. Os responsáveis pelas redes foram multados. Mais de 300 quilos de lagostas em caudas e cerca de 800 quilos de peixes diversos foram apreendidos e doados a instituições sociais.

Durante a operação, coordenada pelo Agente de Fiscalização do Escritório Regional de Ilhéus, Wilson Mendes, outras irregularidades foram observadas na atividade pesqueira, como barcos sem registro de pesca junto a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – SEAP, os proprietários das embarcações foram autuados com base no art. 37, do Decreto Federal nº 6.514 de 2008, que proíbe a pesca sem licença, e receberam no conjunto multas que totalizam aproximadamente R$ 40.000,00 - Quarenta mil reais.

A pesca de lagostas com o emprego de redes de espera do tipo caçoeira, está proibida no Brasil através da Instrução Normativa do IBAMA nº 138/06. Também está proibido o transporte aquático ou terrestre, o armazenamento em terra e embarcado de redes de caçoeira, conforme a IN do IBAMA nº 170/08. A equipe que está realizando a fiscalização da lagosta denominada de “Impacto Profundo” na região sul do estado é composta por agentes do IBAMA (Ilhéus e Eunápolis), da COPPA (Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental) da Bahia. A base da operação está centrada na Gerencia Executiva do IBAMA de Eunápolis.

Fernando Sampaio Cury
Colaboração: Ed Ferreira

Um comentário:

Sara disse...

que parece ser bom, eu espero que você tenha a oportunidade de comer essas coisas, eu acho que eu seria capaz de ir esta semana para comer nos restaurantes em jardins