1 de mar. de 2010

Resultado da enquete de candidatos a Deputado Estadual

O blog Itabuna Hoje veiculou durante duas semanas uma enquete relacionando os 8 nomes mais expressivos, ou mais comentados, como pré-candidatos ao cargo de Deputado Estadual com base na cidade de Itabuna. Durante o período, foi feita uma amostragem com 312 votos que, vale ressaltar, não tem nenhum valor de pesquisa eleitoral, refletindo apenas a preferência dos visitantes do blog. O resultado da enquete foi o seguinte:

Qual desses é o melhor candidato a Deputado Estadual?
Renato Costa 46,47% (145 votos)
Coronel Santana 16,35% (51 votos)
Cézar Brandão 13,14% (41 votos)
Wenceslau Júnior 7,37% (23 votos)
Fábio Santana 5,77% (18 votos)
Solon Pinheiro 5,13% (16 votos)
Augusto Castro 3,85% (12 votos)
Clóvis loyola 1,92% (6 votos)
Total: 312 votos

Através desses números, podemos chegar a algumas conclusões:

- O médico Renato Costa, que já foi deputado por dois mandatos, é disparado o favorito entre os visitantes do Itabuna Hoje, com quase metade dos votos (três vezes mais que o segundo colocado). O fato dele já ter exercido a função por dois mandatos e mesmo assim não ser "mal falado" provavelmente influencia muito na preferência dos eleitores. É também interessante observar que os números favoráveis se devem unicamente à figura do próprio Renato Costa, visto que ainda não há definição alguma sobre "dobradinha" dele com algum candidato a federal.

- Entre os candidatos "militares", contrariando o mais ou menos esperado, Fábio Santana perde de goleada para o Coronel Santana.

- Curiosidade: entre os nomes vinculados à Câmara de Vereadores, é justamente um EX-vereador (Cézar Brandão) que é o favorito, passando de trator por cima de figuras que ocupam o cargo na atual vigência - inclusive o presidente da Casa, Clóvis Loiola, que ficou em último na enquete, com votação inexpressiva.
Matéria postada por: http://itabunahoje.blogspot.com

Nenhum comentário: