19 de out. de 2010
Desfile temático e apresentações de mais de 50 artistas regionais movimenta a vila de Ferradas
Completando 195 anos de existência, a Vila de Ferradas, berço da civilização grapiúna, viveu um sábado de festa.
Dentro da programação da ACODECC, foi realizado pela manhã um desfile temático com alunos da escola Espaço da Cidadania acompanhada pela FAMCEO, a fanfarra da escola Enedina Oliva da vizinha cidade de Buerarema, que desfilou pelas ruas da Vila, finalizando com uma apresentação na Praça Jorge Amado.
Pela tarde, o grupo do Encontro de Casais da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, promoveu um bazar beneficente, com barraca de comidas típicas e um pula-pula que fez a alegria da garotada.
A noite foi a vez dos artistas regionais mostrarem seu talento num palco montado na praça.
Contando com a credibilidade da produtora Eva Lima, a ACODECC fez uma ação ousada. Convidou mais de 50 artistas de cidades como Ilhéus, Buerarema, Camacã e Itabuna, onde apresentaram diversas modalidades de danças, estilos musicais, humor, recitais etc.
Foram quase três horas de apresentações que encantaram as centenas de pessoas de Ferradas e de outros bairros de Itabuna que vieram prestigiar o evento.
O convidado especial finalizou as apresentações. Estamos falando do renomado cantor e compositor Marcelo Ganem, que mostrou hit's conhecidos, como também a música que compôs para o centenário de Itabuna.
Só para lembrar, todos os artistas que se apresentaram, não receberam cachês. Todos foram voluntários. A produtora Eva Lima, solicitou da organização do Troféus Talentos Regionais a liberação de alguns músicos convidados para se apresentarem. Ruy Carvalho e a CM Distribuidora Nova Schin e Bivolt, não só liberam os artistas, como apoiaram o evento fornecendo toldos e toda a estrutura (água e refrigerantes) do camarim.
O evento foi realizado com apoio de várias empresas de Ferradas além da FICC que assumiu o palco e o som.
A programação cultural vai até hoje (terça-feira 19) com a apresentação do MUSA ITINERANTE (Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual) que acontecerá no auditório da MUCIBABY em Ferradas. Amanhã o MUSA acontecerá no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus com a apresentação do Filme "Eu Me Lembro". O filme tem a direção do cineasta baiano Edgar Navarro, com a praticipação das atrizes ilheenses Rita Santana e Valderez Freitas, além da participação especial de Eva Lima como atriz e produtora de elenco, e de Ari Rodrigues como diretor de Platô. O sul da bahia também tem seus talentos na telona.
Materia/fotos: Ari Rodrigues
Veja mais fotos no blog: Irmão Jorge, 100 anos Amado
18 de out. de 2010
A ACODECC lança licro de escritor ferradense
O projeto Irmão Jorge, 100 anos Amado, é uma iniciativa da ACODECC (Associação Comunitária de Cultura e Cidadania) e da ong ACARI. A organização das festividades do aniversário de Ferradas está dentro do calendário cultural proposto pela ACODECC para compor os dois anos que antecedem o aniversário de Jorge Amado. Com uma vasta programação, os organizadores deram o pontapé inicial com o lançamento do livro na sexta-feira dia 15, contando com um público de mais de 200 pessoas.
Contando com a participação de autoridades, personalidades, amigos, e especialmente da comunidade, o mais novo escritor de Itabuna mostrou o resultado de anos de pesquisa e de noites em claro.
O secretário de Comunicação e Assuntos Governamentais da prefeitura municipal de Itabuna, representou o prefeito José Nilton Azevedo, que por razões de agenda não pode se fazer presente. Também estavam presentes, o presidente da FICC Cyro de Mattos, o escritor e representante jurídico da ACODECC Adylson Machado, o Sociólogo Agenor Gaspareto representando a Via Literarum editora do livro, o presidente da ACODECC Alan Costa, a produtora Eva Lima, dentre outras presonalides.
Após os discursos, o escritor Gustavo Veloso autografou os livros.
(veja as fotos no blog: Irmão Jorge, 100 anos Amado )
Matéria/ Fotos: Ari Rodrigues
14 de out. de 2010
Grade da Programação do aniversário de Ferradas
Artistas ( Músicos):
Marcelo Ganem ( Convidado especial que está sendo homenageado neste centenário de Itabuna)
Sergio Ganem
Artistas cedidos pelo Troféu Talentos Regionais( CM distribuidora Nova Schin/RCM Publiicidade):
Aline Kaliu (Itabuna)
Ludmila Nascimento (Itabuna)
Marlon Oliveira (Itabuna)
Kercia Vicente Oliveira ( Itabuna)
Diego Schaun ( Camacan)
Deny Guimarães ( Ilhéus)
Participação de Wellington Quintas (Regente da Filarmônica Euterpe Itabunense) com um solo performático mesclando teatro/música/dança
Dança
The Six Lobos de Rua
Academia de Dança Ritmo
Studio Charles Goes
Grupo de dança TAV
Companhia de dança CDV
Grupo de ança Hip Hop ( Mateus e Iuri)
Humor
Antonio Faria (Contador de piadas ) Ferradas
PS ( Todas esses artistas serão no palco à noite)
Programação Dia 16/10/2010
8hs Abertura Desfile temático ( Homenagem a Ferradas)
Participação da Fanfarra Municipal de Buerarema
Escolinha Sossego da Mamãe
Escolinha Espaço da Cidadania
Escola Lourival Ferreira
10hs Ruas de Lazer Coordenado por Geraldo Caçolinha com Participação de Alunos de Educação Física da Unime
15 hs Tarde Recreativa com Coordenação da Catequese da Paróquia N.Sra.da Conceição de Ferradas
19 hs Palco Livre ( com artistas regionais, acima citados)
19/10/2010
19hs Exibição da MUSA ( Mostra Universitária de Audio Visual) onde serão apresentados 15 filmes curtas, selecionados em toda
Bahia Com Produção da Nuproart Produções e Panorâmica Produções
Auditório da Mucibaby/Incamilho Centro ( Ferradas)
Fonte: Eva Lima
8 de out. de 2010
O Troféu Talentos Regionais apresenta os 24 finalistas
Na noite de ontem ( 7 de outubro), a música regional esteve em festa. Aconteceu no Foyer do Centro de Cultura Adonias Filho, a apresentação oficial dos 24 finalistas do Troféu Talentos Regionais ano 2.
A RCM propaganda é a idealizadora do evento que foi abraçado pela TV Santa Cruz, 102 FM SUL e patrocinada pela CM Distribuidora Nova Schin e Bivolt.
Diversas autoridades e personalidades de Itabuna estiveram presentes, a exemplo do secretário de saúde e vice-prefeito de Itabuna Antonio Vieira, do presidente da CDL Jorge Braga, dos radialistas Val Cabral e Bob Lú, dos colunistas Diogo Caldas e Tonet, dos Músicos Marcelo Ganem e Fábio Sousa, dentre outros.
Dos mais de 100 concorrentes, apenas 24 foram selecinados para a segunda fase que é justamente, a apresentação dos finalistas em bares e restaurantes de Itabuna.
Pelo que eu vi ontem, o público vai ter muito trabalho em tirar os 3 primeiros colocados. O nível dos concorrentes está muito alto.
A RCM e seus parceiros estão de parabéns. Iniciativas como esta é que mostram os verdadeiros talentos regionais para o mundo.
(relação dos classificados, clique aqui)
Matéria, fotos: Ari Rodrigues
7 de out. de 2010
Candidato a deputado federal de Ferradas surpreende nas urnas
Mas um caso me chamou a atenção. Na Vila de Ferradas em Itabuna, um jovem chamado Zem Costa, se lançou candidato a deputado federal pelo PSOL, com um arsenal de 20.000 santinhos (quantidade mínima que as gráficas exigem, ao custo de 300,00), um computador, vários amigos e muita disposição. Focados basicamente nas redes sociais, toda a equipe distribuiu centenas de emails, torpedos, twitters e tudo mais que a tecnologia oferece. Com apenas e ou, com tudo isso, Zem conquistou 1.161 votos.
Zem, nasceu em Itabuna Bahia, no dia 01 de Maio, dia do trabalho.
Iniciou sua militância política em 2000 nos movimentos sociais. Em 2002 quando ingressou no ensino médio da rede publica, no Colégio Estadual Maria de Lourdes, foi eleito líder estudantil.
No ano de 2004, junto com a Senadora Heloisa Helena, a Deputada Federal Luciana Genro e mais de 7 milhões de brasileiros, fundou o PSOL 50 (Partido Socialista e Liberdade) no qual faz parte da Direção Estadual do partido na Bahia e também Presidente do PSOL em Itabuna.
Em 2007 , ano que considera um dos melhores de sua vida, teve duas aprovações: uma no concurso publico e o outro na faculdade , onde cursa Educação Física, curso que sempre sonhou estudar desde moço.
Com todas estas atividades, Zem também é secretário da ACODECC, uma associação cultural que desenvolve um trabalho sócio-cultural com crianças, adolescentes e toda a comunidade de Ferradas e adjacências.
Comparando o que os mais jovens candidatos de Itabuna gastaram (Solon Pineiro e Fábio Lima) na campanha, e o resultados que obtiveram, Zem Costa está anos luz a frente deles, e de outros papas da política que na proporção, o garoto teve um desempenho muito melhor.
Fiquem de olho nesse jovem político. Ele pode ser uma promessa nas eleições de 2012. Talvez agora Ferradas tenha um genuíno representante. A voz que falta àquela comunidade tão esquecida.
Matéria: Ari Rodrigues
Foto: Divulgação
6 de out. de 2010
Ferradas completa 195 anos
Fazendo parte da programação do Centenário de Jorge Amado, a coordenação do projeto “Irmão Jorge, 100 anos Amado” através da ACODECC e ACARI, estarão promovendo uma semana cultural em Ferradas, para comemorar os seus 195 anos de história.
Entre os dias 15 a 19 de outubro, uma diversidade de ações culturais mobilizará toda a comunidade ferradense, dentro de uma programação variada, com: fanfarras, desfile temático com participação das escolas locais, mostra de cinema, lançamentos de livros, ruas de lazer, tarde recreativa e participação de artistas regionais (dança, música, humor, poesia etc).
Dentre as atrações, acontecerá pela primeira vez em Ferradas, a MUSA (Mostra Universitária de Áudio visual) que exibirá 15 filmes selecionados por toda a Bahia, com produção da NUPROART e Panorâmica Filmes, no auditório da Mucibaby.
A realização deste evento fica por conta da ACODECC e da ONG ACARI, com a produção de Eva Lima e Ari Rodrigues. Quem assina a consultoria jurídica é o advogado e escritor, Adylson Machado.
Onde? Vila de Ferradas ( Ruas, praças e auditórios de Ferradas)
Quando? De 15 a 19 de outubro de 2010
Quanto? Gratuito
Contato: Robson Britto – 8837-4901
Alan Costa – 8114-7234
Eva Lima – 8139-3141 / 8861-2282
Fonte: Ari Rodrigues
1 de out. de 2010
Renato Costa: Honestidade, atuação e política ainda podem andar juntos
Apesar dos 35 anos, posso afirmar que tenho vivência suficiente para analisar se um candidato é sério ou não. O traquejo que adquiri desde a época do movimento estudantil (anos 90), somado à experiência profissional no cotidiano e nos bastidores da política, me permitem identificar discursos dissimulados e propostas vazias.
Não quero ser cabotino, muito menos emitir um atestado de infalibilidade, apenas quero salientar que não sou bobo.
Renato Costa é um nome à parte, talvez, inapropriado para as regras vigentes, onde a desonestidade é condição imprescindível para obter êxito numa eleição. Normalmente, os “animais ferozes da política” perdem tempo dando explicações, na tentativa de restabelecer a boa conduta e a idoneidade.
Na convivência com Renato, por diversas vezes presenciei ele repetir a frase “sou um ser humano, com muitos erros”, não com intuito de prestar esclarecimentos sobre um ato vacilante, e sim, para amenizar os efeitos desconcertantes dos muitos elogios que costuma receber: “honesto, mãos limpas, homem direito, respeitado”.
Um cidadão consciente dos seus limites e imperfeições, com nobreza de espírito, sempre humilde, não se deixa enobrecer facilmente. Esta frase ilustra o que vejo no semblante de Renato Costa, quando ele se depara com as louvações que o povo de Itabuna, Ilhéus e região lhe atribui constantemente.
Sendo assim, penso que Renato deve voltar à Assembléia Legislativa em 2011. O lutador incansável, notabilizado pela bravura desmedida, empregada na luta pela civilização cacaueira, merece recuperar o seu lugar no parlamento baiano. Essa descrição, relacionada ao passado, não é um recurso de estilo, apenas recorda que em 2001, Renato Costa foi considerado pelo comitê de imprensa do legislativo, como o melhor e mais atuante deputado estadual.
Esta é a exposição sincera e espontânea do meu voto, que não desvia um milímetro sequer da razão principal, força motivadora deste blog: é necessário compreender a política como o espaço de promoção do bem-estar coletivo, para isso, é preciso tornar público o que há de ruim, no intuito de contribuir para que os visitantes deste blog – que são também eleitores – ajudem a extirpar a corrupção, esta que é a causadora de todos os males que afetam nossa sociedade.
Com serenidade e convicção afirmo: Renato Costa é um homem sério e respeitado, inclusive pelos adversários. Votar em Renato Costa é honrar a grande política.
Renato Costa, número 15345.
Entreviata com Renato Costa - Jornal Agora
Renato Costa: “Honradez é obrigação de todos, principalmente do político”
Renato Borges da Costa nasceu no Sudoeste Baiano, na cidade de Itiruçu e, ainda menino, veio com a família para Itabuna. Desde cedo mostrou afinidade com a política, quando ainda estudante do ensino regular integrou a luta estudantil, em plena ditadura militar.
Formou-se médico em Salvador, na Faculdade de Medicina da Ufba, e entendeu de conciliar a profissão com a vocação política, levando para a segunda os princípios da ética médica e dos ensinamentos que aprendeu no seio da família.
“Nunca me preocupei se deveria parecer honesto, honrado. Isso é natural para mim, desde sempre. Veio da família, e imagino que todas as famílias ensinem aos seus filhos. O que fiz, apenas, foi não me distanciar desses ensinamentos. Aliás, acredito que ser honrado, honesto, é dever de todos. Mas, ao político, essa obrigação parece ser ainda mais patente”.
O senhor já foi deputado, vice-prefeito e candidato a prefeito. Ou seja, sempre esteve envolvido com a política e, como tal, exposto às desconfianças da população. Isso o incomoda, já que o senhor mantém uma imagem de político honesto, honrado?
Renato Costa – Nunca me incomodou, de maneira alguma. Talvez porque nunca tenha visto essa questão da honradez como algo extraordinário, do ponto de vista do exercício da cidadania. Também nunca me preocupei se deveria parecer honesto, honrado. Isso é natural para mim, desde sempre. Veio da família, e imagino que todas as famílias ensinem aos seus filhos. O que fiz, apenas, foi não me distanciar desses ensinamentos. Aliás, acredito que ser honrado, honesto, seja dever de todos. Mas, ao político, essa obrigação parece ser ainda mais patente.
Essa eleição tem o diferencial da lei da “Ficha Limpa”, uma ideia que deveria favorecer políticos como o senhor. O senhor sente isso no seu contato com o eleitor ou esses ventos ainda não sopram na Bahia?
Sopram, sim. E forte. Claro que se trata de uma mudança de mentalidade do eleitor, e isso não é fácil. Mas a gente ouve por onde andamos, que o voto em mim, por exemplo, se deve ao fato de eu ser um ficha limpa da política baiana. Muito me honra, e ao mesmo tempo me incentiva a ajudar a difundir essa ideia, claro.
O senhor acredita que essa lei ‘pega’, terá aplicabilidade efetiva por parte da justiça ou será mais uma daquelas que parecem moda, duram três meses e logo se esquece?
Na verdade, essa foi uma lei que nasceu do anseio popular, e é nessa força que acredito. O povo não a deixará cair no esquecimento. Claro que o povo deva ser estimulado a isso, e aí entra o papel de vocês, da imprensa. Vamos precisar de todo mundo, como já disse o poeta.
Na pré-campanha o senhor foi muito criticado por aceitar o apoio do ex-prefeito Fernando Gomes, antigo desafeto político. Já superou isso?
Tem uma história sobre isso que pouca gente sabe. Sérgio Gomes, filho de Fernando, é meu companheiro de partido há algum tempo. Ele foi perguntado, em Salvador, quem apoiaria aqui na região, e meu nome foi defendido. E mais: se comprometeu a trazer Fernando Gomes. Fui comunicado do apoio de Fernando pelo seu filho, Sérgio. Claro que aceitei o apoio, como qualquer político teria feito. Tivemos, sim, nossos problemas, mas acredito que, até como ser humano, recusar uma ajuda numa tarefa seria pouco inteligente de minha parte e ficaria feio para mim. E todos hão de concordar que Fernando é uma força política em nossa região.
O que o eleitor pode esperar de seu mandato, caso seja eleito?
Primeiro, gostaria de dizer da alegria que foi essa campanha. Ainda não acabou, temos esses últimos dias de correria, e vamos fazer isso até o limite legal. Quero dizer com isso que esse mandato é muito, mas muito perto, é algo real. O meu partido, o PMDB, tem minha eleição como muito provável, e aposta nela. Isso é muito bom. Então, caso se confirme, como e minha equipe esperamos, a população pode esperar e confiar em um mandato em defesa de minha terra, de minha região, e de toda a Bahia. Esse será um mandato sem dúvidas mais amplo, uma vez que tenho presença em todo o estado.
O senhor se refere ao apoio do movimento Esquerda democrática do PMDB. Qual foi a ajuda efetiva desse grupo à sua campanha e, primeiro, o que vem a ser a “Esquerda Democrática”?
Depois da eleição de 2006, uma turma boa do PSB ficou sem espaço no partido e resolveu se desfiliar. Depois de vagar à procura de um partido que atendesse aos anseios do grupo, decidiram por uma filiação em massa no PMDB. Trata-se de um grupo de pessoas com grande densidade eleitoral, haja vista que reúne ex-vereadores de Salvador, ex-deputado, políticos de várias regiões, como do Recôncavo, enfim, um grupo grande e com força política. O resultado disso é que nessa eleição terei votação em todas as regiões da Bahia, o que me garante chances muito maiores de eleição. Por esse motivo minha eleição parece muito mais provável, até, do que as duas vezes em que fui efetivamente eleito. Naquelas ocasiões, as chances de sucesso pareciam menores, e me elegi. Agora, elas estão bem maiores, e acredito em um resultado altamente positivo nesse pleito.
Fonte: Jornal Agora